Uêba - Os Melhores Links

domingo, 26 de setembro de 2010

Apomorfias,sinapomorfias,plesiomorfias e simplesiomorfias

Apomorfias: características atuais que são derivadas de características primitivas de uma espécie ancestral. 

Sinapomorfias: o prefixo "sin" indica que uma determinada apomorfia é compartilhada por um determinado  grupo. Ex.: as mamas nos mamíferos. 

Plesiomorfias:  são características primitivas. Ex.: a ausência de coluna vertebral é uma característica plesiomórfica, enquanto que a presença é uma característica apomórfica


Simplesiomorfias: São características plesiomorficas compartilhadas por dois ou mais grupos. Ex.: A presença de cinco dedos nos humanos e nos lagartos é uma característica simplesiomórfica, pois é compartilhada por ambos e por seus antepassados. 

Autapomorfias nada mais é do que uma apomorfia, ou seja um caracter atual presente em apenas um táxon dentro de um grande agrupamento. Ex.: asas nos morcegos. A existência de asa é compartilhada entre os morcegos (autapomorfia) mas, não entre os morcegos e os mamíferos, apesar dele ser um mamífero. 

Explicações e implicações:  o ancestral dos vertebrados era um animal invertebrado ok... se a presença de coluna vertebral é uma apomorfia ou pode dizer sinapomorfia (característica atual compartilhada entre grupos de vertebrados atuais), quando falamos de características atuais derivadas estamos falando de apomorfias, a palavra "derivadas" quer dizer que derivou (e portanto, já não é mais igual ficou diferente) de uma característica que existia, ou seja, uma característica ancestral . Quando uma característica é primitiva, ou seja, existiu no passado (no ancestral) e, que às vezes nem existe mais no grupo atual ela é chamada de característica plesiomórfica. Então a ausência da coluna vertebral é uma característica plesiomórfica. Claro que para invertebrados atuais ausência de coluna vertebral é uma característica atual, no entanto, não posso considerar de sinapomorfia porque essa ausência atual não derivou de presença no passado.

22 comentários:

  1. Muito bom os conceitos. Bem simples e objetivo. Fácil de entender.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a todos pelos comentários! e continuem assim, opinando... Um grande abraço a todos vocês!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a definição de sinapomorfia esta incorreta.
    A definição de autapomorfia é que é a correta nesse caso.

    ResponderExcluir
  4. ''a ausência de coluna vertebral nos vertebrados é uma característica plesiomórfica'' O QUE? Certeza? kkk

    ResponderExcluir
  5. "a ausência de coluna vertebral nos vertebrados é uma característica plesiomórfica " Isso está certo ? Me pareceu meio estranho. Alguém poderia me esclarecer ?!

    ResponderExcluir
  6. "a ausência de coluna vertebral nos vertebrados é uma característica plesiomórfica " Isso está certo ? Me pareceu meio estranho. Alguém poderia me esclarecer ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho q ele se confundiu, deve ser a presença de coluna nos vertebrados

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Estava no caminho certo :D Vamos produzir o cladograma ...

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Acredito que pra ficar 100% vc só poderia ter colocado que os Agnatos (Feiticeiras e Lampréias) são os únicos vertebrados que não possuem vértebras (no caso das Lampréias há apenas rudimentos cartilaginosos) e, que por conta disso, muitos autores preferem o termo Craniata.

    ResponderExcluir
  9. Discordo da definição de simplesiomorfica, na verdade é uma convergência evolutiva, ou seja, uma reunião errada de alguns táxons que compartilham uma sinapomorfia, deixando os outros táxons mesmo tendo essa sinapomorfia, de fora.

    ResponderExcluir

PlanetaBrasileiro