Uêba - Os Melhores Links

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Região Neotropical parte 1

      Essa região compreende o sul do México, penísula da Baja Califórnia, o sul da Flórida, a América Central, Ilhas do Caribe e América do Sul. É a região biogeográfica com a maior biodiversidade. A parte norte-americana (EUA e México) é conhecida  pelas praias quentes, atualmente essa região sofreu um grande desastre ambiental devido ao vazamento de um poço de petróleo. 
      Essa grande área possui biomas riquíssimos como por exemplo a Amazônia. Nessa região é possível encontrar desde o maior besouro do mundo ( Titanus giganteus L.) que pode chegar a 22 cm de comprimento, até grandes mamíferos como por exemplo o peixe-boi-da-amazônia, animal nativo do rio Amazonas, e a onça-pintada. Além desses grandes mamíferos existem grandes répteis (jacaré-açu) que chega pesar meia tonelada e medir mais de 5 metros. 
  No Brasil existem ainda outros grandes biomas (cerrado, mata atlântica,caatinga, pampas e pantanal) os três primeiros já perderam a maior parte da sua área original, mesmos assim são biomas importantes, pelo fato de que grande parte de sua fauna serem exclusivas, ou seja, só existem lá. O pantanal é uma área que fica alagada o ano inteiro. As grandes monoculturas que chegaram nessa região, atraídas pela existência de grandes planícies. Têm destruído a flora e por consequência banido a sua fauna. Uma das espécies endêmicas mais conhecida é a arara-azul, que está ameaçada de extinção devido a caça e a destruição do seu habitat. Os pampas ocorrem no sul do Brasil são campos utilizados na agropecuária, a terra é bastante fértile o clima é subtropical com temperaturas amenas. 
     Na Argentina e no Chile existe a Patagônia, com a cordilheira dos Andes (cadeia de montanhas). Nessa região o clima é semi-árido e árido, com temperaturas baixas ( em média 12 C°). A medida que se aproxima do continente Antártico a fauna vai ficando semelhante à Antártica (presença de foca, leão-marinho, e pinguins). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PlanetaBrasileiro