Uêba - Os Melhores Links

domingo, 26 de setembro de 2010

Apomorfias,sinapormofias,plesiomorfias e simplesiomorfias

Apomorfias: características atuais que são derivadas de características primitivas de uma espécie ancestral. 

Sinapomorfias: o prefixo "sin" indica que uma determinada apomorfia é compartilhada por um determinado  grupo. Ex.: as mamas nos mamíferos. 

Plesiomorfias:  são características primitivas. Ex.: a ausência de coluna vertebral nos vertebrados é uma característica plesiomórfica, enquanto que a presença é uma característica apomórfica


Simplesiomorfias: São características plesiomorficas compartilhadas por dois ou mais grupos. Ex.: A presença de cinco dedos nos humanos e nos lagartos é uma característica simplesiomórfica, pois é compartilhada por ambos e por seus antepassados. 

Autapomorfias nada mais é do que uma apomorfia, ou seja um caracter atual presente em apenas um táxon dentro de um grande agrupamento. Ex.: asas nos morcegos. A existência de asa é compartilhada entre os morcegos (autapomorfia) mas, não entre os morcegos e os mamíferos, apesar dele ser um mamífero. 

Explicações e implicações:  o ancestral dos vertebrados era um animal invertebrado ok... se a presença de coluna vertebral é uma apomorfia ou pode dizer sinapomorfia (característica atual compartilhada entre grupos de vertebrados atuais), quando falamos de características atuais derivadas estamos falando de apomorfias, a palavra "derivadas" quer dizer que derivou (e portanto, já não é mais igual ficou diferente) de uma característica que existia, ou seja, uma característica ancestral . Quando uma característica é primitiva, ou seja, existiu no passado (no ancestral) e, que às vezes nem existe mais no grupo atual ela é chamada de característica plesiomórfica. Então a ausência da coluna vertebral nos vertebrados é uma característica plesiomórfica, NÃO SIMPLESIOMÓRFICA, se a característica compartilhada existiu nos ancestrais e existe ainda nos grupos atuais ai SIM! SIMPLESIOMÓRFICA.

PlanetaBrasileiro