Uêba - Os Melhores Links

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Ecologia




A ecologia é a ciência que estuda as relações existentes entre os seres vivos e entre eles e o meio ambiente. Dentro dessa ciência estudamos os seres vivos a nível de organismo, população, comunidade, ecossistema, bioma e biosfera.

Organismo: é cada ser vivo pertencente a determinada espécie. Exemplo: um tubarão.

População: é um conjunto de organismo de mesma espécie, que vivem em uma mesma área geográfica e que mantêm relação entre si. Exemplo: cardume de sardinhas.

Comunidade ecológica: são várias populações de diversas espécies, que vivem em uma mesma área geográfica e que mantêm relação entre elas (também é chamada de biota). Exemplo: animais e plantas da savana africana.

Ecossistema:  É a relação e a interação das diferentes comunidades ecológicas com os fenômenos físicos e químicos de um lugar. Exemplo: as relações existentes em um lago.

Explicações e implicações: a diferença entre comunidade e ecossistema é que a comunidade diz respeito aos diferentes seres vivos de um ecossistema. O ecossistema inclui a água, o clima, o solo, entre outras características.

 Bioma: bioma é um termo usado para descrever imensas unidades ecológicas dispersas ao longo de áreas geográficas com relevo, clima e solo semelhantes.  Exemplo: o cerrado.
 Biosfera: Esse é o nível mais amplo da organização ecológica: pois nele inclui todos os ecossistemas do planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PlanetaBrasileiro