A difusão simples é a passagem de moléculas de água e íons, e pequenas substâncias lipossolúveis respeitando o gradiente de concentração, a passagem sempre ocorre do lugar com mais água, íons ou pequenas substâncias lipossolúveis para o que tem menos, o transporte pode haver nos dois sentidos tanto na entrada quanto na saída da célula. A difusão facilitada é a passagem de moléculas maiores (glicose, aminoácidos e sais minerais) através da membrana por meio de proteínas chamadas permeases, essas moléculas até poderiam atravessar a membrana de forma espontânea, mas levariam bem mais tempo do que levam quando atravessam via permeases.
No transporte ativo ocorre gasto de energia por parte da célula; existem também três tipos: a bomba de sódio-potássio, a endocitose e a exocitose. A bomba de sódio-potássio permite a entrada ou a saída desses íons contra o gradiente de concentração, ou seja, mesmo que o local já tenha maior concentração continua recebendo íons do local com menor concentração graças ao gasto de energia da célula.
A endocitose é a entrada na célula de macromoléculas ou até mesmo de outra célula menor, a macromolécula que está envolvida em uma vesícula, liga-se a membrana plasmática e é liberada no interior da célula, a exocitose é o processo inverso, é a saída de macromoléculas da célula, essa macromolécula é envolvida em uma vesícula que se unirá a membrana plasmática e a macromolécula será liberada no meio externo.